Hemosul divulga novo número de whatsapp para voluntários agendarem doação

Saúde 08 de Maio, 2020 178

Hemosul divulga novo número de whatsapp para voluntários agendarem doação

Campo Grande (MS) – A doação programada de sangue faz parte do novo “normal” diante da pandemia da Covid-19. Para otimizar o atendimento aos doadores o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul alterou o número de whatsapp que funciona exclusivamente para agendamentos na unidade da Capital. 

O número (67) 99298-6316 está disponível para mensagens via aplicativo e também para esclarecimento de dúvidas via chamada telefônica. Os números fixos disponíveis para agendamento na Capital – (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 -, e também o das unidades do Hemosul no interior do Estado permanecem os mesmos.

A área da saúde não pode parar, e apesar do foco principal agora ser o novo coronavírus, o Hemosul reforça que existem inúmeros pacientes internados por outras patologias que dependem das bolsas de sangue e plaquetas coletadas na instituição. Uma única doação pode salvar até três vidas e não oferece nenhum risco à saúde de quem pratica o ato de solidariedade.

Para receber os voluntários na unidade, o Hemosul adotou todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e orienta que os doadores mantenham os cuidados para evitar o contágio durante todo percurso entre a sua residência e o local de doação.

Para doar é necessário apresentar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos, e ter idade entre 16 e 69 anos. Doadores que tenham entre 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Critérios para doação de sangue, como ser um doador de medula, doação por aférese, servidor doador, dúvidas frequentes, menor doador, horários e endereços, ouvidoria, e outras informações relacionadas a doação de sangue no Mato Grosso do Sul podem ser conferidas no site do Hemosul.

 

Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação

Foto: Arquivo.