Cinco dicas para o empreendedor engajar nas redes sociais

cidades 11 de Abril, 2024 1261

Cinco dicas para o empreendedor engajar nas redes sociais

As orientações são do CEO da 300 Ecossistema de Alto Impacto, Leonardo Castelo, que possui mais de um milhão de seguidores e inspira empreendedores

As redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para empreendedores que buscam promover seus negócios e se conectar com o seu público. No Brasil, de acordo com pesquisa da Opinion Box, cerca de 74% dos consumidores usam as redes sociais para buscar produtos e entre as redes sociais mais populares estão o Instagram, que ocupa o primeiro lugar sendo utilizado por 65% dos usuários. Seguindo o ranking, tem o Google Shopping, com 56% de preferência e em terceiro lugar o WhatsApp, com 46% de preferência. Para Leonardo Castelo, CEO da 300 Ecossistema de Alto Impacto e influenciador com mais de um milhão de seguidores, ter somente uma presença online não é suficiente, é preciso engajar de forma crucial para construir relacionamentos sólidos e impulsionar o sucesso do negócio. “Eu sempre posto a minha rotina, as pessoas gostam de acompanhar a novela da vida real. Interajo com o meu público respondendo as mensagens e comentários, isso demonstra um interesse genuíno”, conta.

Para um bom engajamento, Leonardo ressalta que é fundamental ter um conteúdo relevante, ser autêntico e falar a verdade. O empreendedor e influenciador listou cinco dicas para fazer sucesso nas redes e nos negócios, são eles:

  • Conheça seu público: É importante para entender o que funciona ou não com eles. Quais são seus interesses, necessidades e preferências? Isso irá ajudar a direcionar a estratégia de conteúdo.
  • Interaja: Não se trata apenas de postar conteúdo, mas se envolver com seus seguidores. Responda comentários, mensagens e menções. Mostre que você valoriza o feedback.
  • Aproveite as tendências: Faça collab para interação com perfis e públicos de interesse, assim como usar hashtags relevantes e virais.
  • Seja consistente: Ser constante é a chave para manter o engajamento nas redes sociais. Estabeleça um cronograma para postagens e siga regularmente.
  •  Adequação: É preciso se atentar às diferentes redes e seguir uma linguagem específica para cada uma delas. Por exemplo, o Linkedin é uma rede social profissional, nela vale a troca de experiências, um verdadeiro networking. Já no instagram, a interação acontece com o público, o consumidor, e seu objetivo é ter engajamento e criar conexões. E o Tik Tok que tem se popularizado no meio corporativo permite o marketing eficaz, com direcionamento de público.

O CEO do Ecossistema 300, destaca uma dica extra. “As redes sociais têm uma audiência limitada, então um investimento em tráfego ajuda a ganhar mais relevância, e se a demanda aumentar o apoio de um social media é fundamental”, comenta.

Vale ressaltar, que engajar nas redes sociais como empreendedor é entender quem são seus seguidores e oferecer conteúdo relevante. “Dessa forma, você constrói uma comunidade online sólida e impulsiona o crescimento e sucesso do seu negócio”, finaliza.

Sobre a 300 Ecossistema de Alto Impacto

A companhia que atua com o objetivo alavancar negócios de forma inteligente, tornando as redes líderes de mercado em seu segmento, é composta por cinco verticais: Scale-Up, Consultoria, Educação, Aceleradora e Gestão. O Ecossistema 300, possui mais de 90 marcas debaixo de seu guarda-chuva, e mais de dez mil franquias vendidas e mais 35 mil empregos gerados.