Campo Grande está se destacando no cenário internacional ao sediar um evento importante focado em mulheres empreendedoras. O Femedi Summit, que acontece nos dias 11 e 12 de julho no Sebrae/MS, reúne mulheres de negócios, líderes políticas, especialistas em comércio exterior e representantes dos países da Rota Bioceânica. O objetivo é ajudar empreendedoras a expandir seus negócios para outros países.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semades, está trabalhando para apoiar os negócios locais e incentivar sua participação no mercado global. A Federação das Mulheres no Desenvolvimento Internacional (Femedi) criou o evento para incluir as mulheres nas novas cadeias de produção que surgirão com a Rota Bioceânica, uma nova rota de logística que promete mudar a economia da América do Sul.
Uma das iniciativas da Prefeitura para impulsionar o empreendedorismo feminino é a Sala da Mulher Empreendedora, uma parceria com o Sebrae. A prefeita Adriane Lopes destaca que este projeto oferece oportunidades reais para as empreendedoras de Campo Grande, ajudando-as a se capacitar, formalizar seus negócios e alcançar a independência financeira. A Sala também apoia mulheres em situação de vulnerabilidade.
Ademar Silva Jr., secretário da Semades, ressalta que o governo está promovendo o desenvolvimento econômico ao fortalecer a presença feminina nos negócios internacionais e incentivar conexões estratégicas. Ele menciona que programas de incentivo ao empreendedorismo, turismo e capacitação estão sendo implementados para garantir que as comunidades ao longo da Rota Bioceânica também se beneficiem do potencial econômico e social gerado pela nova rota.
O Summit mostrará caminhos claros para produtos e serviços de pequenas e microempresas locais entrarem no mercado internacional, combinando sustentabilidade, inovação e o uso estratégico do Corredor Bioceânico. Rafaela Capelari, presidente da FEMEDI, acredita que o Summit é um marco para as mulheres empreendedoras de Campo Grande, pois as conecta a redes internacionais e oferece oportunidades reais de negócio.
O Femedi Summit terá palestras, rodas de conversa e chances de fazer contatos. Serão apresentados casos de sucesso de mulheres que estão se destacando na exportação, turismo internacional, inovação e diplomacia comercial. A programação também abordará temas como acesso a crédito, capacitação para o mercado externo e o impacto das políticas públicas de integração regional.
Paulo César Fialho, Gerente de Integração e Parcerias, afirma que a internacionalização é uma estratégia viável para o crescimento dos negócios locais e que Campo Grande é um polo emergente para o empreendedorismo feminino, com um ambiente favorável e conectado ao mundo.