Campo Grande receberá na quinta e sexta-feira (25 e 26) a 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset). O evento reunirá representantes de todo o país para debater e fortalecer as políticas públicas trabalhistas, com foco na geração de emprego, qualificação profissional e no futuro do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O encontro busca promover o diálogo e fortalecer as ações estaduais de trabalho.
A assembleia contará com a presença de diversos secretários estaduais, além de representantes importantes:
Governo de MS: O secretário Jaime Verruck (Semadesc) estará presente, junto com Esaú Aguiar, secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho (Sequalit/MS).
Autoridades Nacionais e Internacionais: Participarão o presidente do Fonset, Vladyson Viana; o Secretário Nacional de Relações do Trabalho, Marcos Perioto (representando o Ministro Luiz Marinho); e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Parceiros: Estarão presentes entidades como Sest/Senat e Senac.
Entre os temas em destaque, estão a cooperação internacional com a OIT, parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e as celebrações dos 50 anos do Sine, um marco na trajetória de encaminhamento de milhões de brasileiros ao mercado de trabalho formal.
No segundo dia (26), o evento focará em iniciativas de sucesso desenvolvidas em Mato Grosso do Sul para aprimorar a qualificação e a empregabilidade:
Vouchers de Qualificação: Serão apresentados o Voucher Transportador (parceria com Sest/Senat) e o Voucher Desenvolvedor (parceria com Senac).
Plataforma Digital: A inovadora Plataforma MS Qualifica Digital também será detalhada aos participantes.
Essas ações refletem o compromisso do Estado, que ofereceu mais de 450 mil vagas de qualificação profissional entre 2023 e 2025, em parceria com o Sistema S e a Funtrab.
O evento se encerrará com um debate sobre os Desafios do Pleno Emprego em Mato Grosso do Sul, reforçando a necessidade de alinhar a formação profissional com as demandas do setor produtivo.
Segundo o secretário executivo Esaú Aguiar, sediar a assembleia reforça a posição de Campo Grande como um "espaço estratégico para a construção de agendas nacionais do trabalho".
(Fonte: Comunicação Semadesc)