Secretários de Trabalho de 15 estados brasileiros se reuniram em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul (MS), para um grande debate sobre os desafios de emprego e qualificação profissional no país. O encontro é a 146ª Assembleia Geral do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset).
O tema principal do encontro é a escassez de mão de obra no Brasil.
O presidente do Fonset e secretário do Ceará, Vladyson Viana, destacou que este é o principal debate e que a reunião serve para alinhar ações entre os estados.
Os participantes buscam formas de atrair e qualificar mais trabalhadores para preencher as vagas que estão crescendo no país.
Mato Grosso do Sul, que sediou o evento, foi citado como um destaque por ter uma das menores taxas de desemprego do Brasil.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho do MS, Esaú Aguiar, explicou que o estado precisa cada vez mais qualificar sua mão de obra para aproveitar o cenário positivo.
O Governo do MS apresentou seus programas de incentivo, como o programa Voucher e ações focadas em áreas específicas (como florestal e proteína animal).
O estado também tem programas para garantir que jovens, pessoas com deficiência e trabalhadores acima de 50 anos tenham acesso às oportunidades de emprego.
A reunião serviu para os estados trocarem ideias sobre como levar as experiências bem-sucedidas de cada um para suas próprias realidades. Outros pontos debatidos incluíram a transição de beneficiários do Bolsa Família para o emprego formal e a melhoria dos salários.