Mato Grosso do Sul (MS) continua livre de casos de sarampo confirmados em 2025, segundo o último relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Até o momento, 84 casos foram notificados como suspeitos, mas 48 já foram descartados, e os outros 36 seguem em investigação. Nenhum caso foi confirmado.
Apesar do bom resultado, o Estado está em alerta. Uma nota técnica da SES orienta os municípios a intensificarem a vigilância, especialmente nas áreas de fronteira, para evitar que o vírus volte. O Brasil já confirmou 27 casos neste ano, e países vizinhos como Bolívia e Paraguai emitiram avisos sobre o aumento da doença.
Para se proteger, o Estado mantém as seguintes ações:
Vigilância Ativa: Monitoramento constante de casos suspeitos.
Bloqueio Vacinal: Vacinação imediata e seletiva em áreas onde um caso suspeito é notificado.
Coleta Laboratorial: Testes rápidos em todos os casos suspeitos.
"O sarampo é muito fácil de transmitir. Por isso, a prevenção exige vigilância ativa e bloqueio vacinal imediato," explica Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.
A SES reforça que a vacinação com a tríplice viral é a principal defesa para manter o Estado sem registros da doença.
Para garantir que a equipe de saúde esteja preparada, a SES realizou treinamentos e reuniões com coordenadores municipais, focando nas diretrizes de vigilância e imunização. Essas ações, somadas a campanhas de vacinação realizadas em 2024, como o "MS Vacina Mais: Sarampo", ajudam a criar uma barreira sólida contra a reintrodução do sarampo no Mato Grosso do Sul.