O Governo de Mato Grosso do Sul (MS) e as prefeituras dos 79 municípios estão trabalhando juntos para melhorar a educação pública, principalmente por meio do programa MS Alfabetiza.
Essa união tem gerado resultados positivos, melhorando os indicadores de desempenho e garantindo um ambiente de aprendizado melhor para alunos e professores.
Melhoria nos Índices:
O Estado registrou um aumento de 17% no número de alunos alfabetizados (o segundo melhor resultado do País).
Houve uma melhoria geral na Educação Básica, com alta aprovação (92,75%) e queda nas taxas de reprovação e abandono escolar.
O Foco é a Alfabetização na Idade Certa: O programa MS Alfabetiza (em vigor desde 2021) tem como meta garantir que todas as crianças saibam ler e escrever com autonomia até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Escola Indígena Vencedora: A Escola Municipal Indígena Francisco Farias, em Aquidauana, ganhou o prêmio "Escola Destaque 2025" do MS Alfabetiza. Isso mostra que o programa está alcançando a qualidade e a igualdade (equidade) no aprendizado, mesmo em comunidades indígenas.
Apoio aos Professores: O MS Alfabetiza oferece suporte fundamental às escolas e prefeituras, como:
Formação e capacitação para professores e gestores.
Materiais pedagógicos (recursos) para as salas de aula.
Acompanhamento técnico e avaliação contínua dos resultados.
Abrangência: O trabalho em regime de colaboração segue o que é previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e está vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O governador Eduardo Riedel e o secretário de Educação Hélio Daher enfatizaram que o crescimento de 17% na alfabetização e os resultados positivos são frutos diretos da parceria com os municípios e do engajamento das escolas em todo Mato Grosso do Sul.