O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Protege, iniciou uma nova capacitação para aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência. O curso reuniu 100 profissionais de diversas áreas que compõem a rede de enfrentamento à violência de gênero.
Com 120 horas de duração, a formação visa qualificar continuamente os servidores para um atendimento integrado e humanizado em todos os 79 municípios do estado.
A capacitação, realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) em parceria com a Fundação EscolaGov e a faculdade Insted, tem como tema principal: "O atendimento qualificado às mulheres em situação de violência: atuação em rede e práticas intersetoriais".
O Programa Protege é a estratégia estadual que busca:
Padronizar procedimentos: Garantindo que o atendimento seja uniforme e eficiente.
Aprimorar a escuta qualificada: Capacitando os profissionais para acolher as vítimas de forma sensível.
Fortalecer a atuação integrada: Conectando segurança, educação, assistência e saúde para um trabalho conjunto.
A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, destacou que a formação faz parte de um movimento de transformação em Mato Grosso do Sul, visando construir uma sociedade mais igualitária e garantir que mulheres e meninas se sintam acolhidas ao buscar ajuda.
Durante a aula inaugural, os participantes discutiram temas cruciais para a política de enfrentamento à violência, incluindo:
Marcos legais e governança para equidade.
O Protege como política que integra diversos setores (segurança, educação, saúde).
A educação como eixo estratégico de prevenção.
A importância do uso de dados e evidências para direcionar as ações.
Representantes da segurança pública reforçaram o impacto positivo:
O coronel Wellington Klimpel, da Polícia Militar, afirmou que a atualização fortalece a atuação dos agentes.
Ariene Murad, da Polícia Civil, destacou que a formação visa padronizar os encaminhamentos à rede de proteção nos municípios, o que levará a Polícia Civil a editar uma portaria orientativa.
A capacitação continuará nas próximas semanas, reforçando o compromisso do Governo de MS em garantir um serviço seguro, humanizado e eficiente para todas as mulheres.